A questão de Saúde Pública e crimes lesa economia sobre o Metanol em bebidas alcoólicas pelo Brasil, que segue a quase dois meses, tem novo capitulo nesta quinta-feira (16), com uma Força Tarefa realizando ação, via ‘Operação Alquimia’, contra fábricas clandestinas de bebidas em três cidades de Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados. Os casos Metanol tem apontados 617 ocorrências pelo País, sendo 41 vítimas e oito mortes confirmadas nesta quarta-feira (15), pelo Ministério da Saúde.
Veja abaixo, detalhes de hoje, com a ‘Alquimia’ tendo a Polícia Federal, a Receita Federal, o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e a ANP (Agencia Nacional do Petróleo), realizando a ação com escopo de fiscalizar 24 empresas atuantes no setor sucroalcooleiro.
Conforme o Ministério, até ontem, as mortes foram em SP (6) e Pernambuco (2). E do total de casos apontados, 107 estão ainda em investigações, mas 469 foram descartados. Os Estados com a intoxicação pela substância, após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, são: São Paulo (33), Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). Em Mato Grosso do Sul seriam 10 casos suspeitos com uma possível morte em Campo Grande.
Entre os 107 casos ainda sob investigação, a maioria é de SP, com 57 registros. Na sequência aparecem Pernambuco (12), Rio de Janeiro (6), MS (4), Piauí (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas, Goiás e Paraná têm um caso cada, como outros Estados. O levantamento aponta as mortes confirmadas em seis SP e duas em Pernambuco. Outros 10 óbitos estão sob investigação: 1 na Paraíba, 1 no Paraná, 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco e 4 em São Paulo.

‘Operação Alquimia’
Conforme a PF, que divulgou a ‘Alquimia’, o objetivo da ação é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nessas unidades e atestar a regularidade de suas composições químicas.
“Todo resultado servirá de subsídio para a instrução de investigações conduzidas pela Polícia Federal a respeito dos eventos de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, desde o início de setembro deste ano”, apontou a PF.
A PF afirma que 150 agentes compõem a Força Tarefa, sendo 80 policiais e outros 70 servidores dos outros órgãos participantes em 20 municípios de cinco Estados.
As ações foram nas cidades paulista de São Paulo, Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araquariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira Cesar, Morro Agudo, Avaré e Palmital. Colombo (PR), Paranaguá (PR), Araucária (PR), Dourados (MS), Campo Grande (MS), Caparaó (MS), Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC).
“A Polícia Federal, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ministério da Agricultura e Pecuária realizam, nesta quinta-feira, uma operação de fiscalização em locais suspeitos de atuarem como fábricas clandestinas de bebidas. A operação acontece simultaneamente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Santa Catarina e tem como motivação as mortes por falsificação de bebidas alcoólicas com metanol”, descreveu nota da PF.