PF-MS em cinco dias volta as ruas na região do Bolsão prendendo mais um ante abuso sexual infanto-juvenil

publicidade

A PF-MS (Polícia Federal em Mato Grosso do Sul), deflagrou em Chapadão do Sul, na manhã dessa terça-feira (4), a Operação Escudo de São Miguel 2. Após poucos dias, no município de Três Lagoas, no Leste de MS, divisa com São Paulo, a ação volta as ruas daquela região do Bolsão, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infanto-juvenil praticados pela internet.

O Pauta Diária noticiou na quinta-feira (30), que “PF combate abuso sexual infanto-juvenil prendendo mais um em município de MS”. Hoje, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Chapadão do Sul, a 330 km de Campo Grande, expedidos pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária da Capital.

Conforme a PF, hoje, durante a ação, mais uma pessoa foi presa em flagrante por estar armazenando cenas de abuso sexual infanto-juvenil em seus dispositivos eletrônicos, os quais foram apreendidos e serão submetidos à perícia. “A ação reforça a vigilância constante da Polícia Federal no ambiente virtual, a fim de zelar pela integridade e dignidade sexual das crianças e adolescentes”, ressaltou a PF sobre a nova prisão em ação 2.

Leia Também:  Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso reajusta salário para R$ 31 mil a partir de 2025

A PF lembra que os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de estupro de vulnerável, disponibilização e armazenamento de material envolvendo abuso sexual infanto-juvenil e associação criminosa.

Explicações de termos

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais” ….

…. “a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Dicas e alerta

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

– Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual;

Leia Também:  Agesul homologa licitação de R$ 4,5 milhões para reforma de escolas em aldeias de Dourados

-Explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção.

-Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

-É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.

A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide