O riso escancarado já tem data para voltar a ocupar Campo Grande, com a chegada da 9a Pantalhaç@s – Mostra de Palhaço\as do Pantanal. Programado para acontecer em dezembro por diversos locais da Capital de Mato Grosso do Sul, com diversas apresentações, como em anos anteriores, o evento tem uma programação aberta a todos os artistas e shows da área, mas que devem se inscreverem para seleção de possível participação entre sete dias de evento da edição 2025.
Conforme divulgação de edital da Pantalhaç@s, as inscrições foram abertas e vão até o dia 21 de outubro, para espetáculos e oficinas de artistas interessados em participar da Mostra entre 4 a 10 de dezembro. O evento, que se consolidou como um dos principais encontros da palhaçaria da região Centro-Oeste, será realizado, como em anteriores, reunindo artistas do MS, Brasil e de países de língua portuguesa e espanhola.
A organização aponta que mais do que um festival de espetáculos, a Pantalhaç@s é um território de encontros. “Criada há 17 anos pelos grupos Circo do Mato e Flor e Espinho Teatro, a mostra surgiu do desejo de inverter o fluxo: em vez de sair de MS, para aprender em outros centros, os artistas trouxeram o mundo para cá. Desde então, nomes do Peru, Equador, México, Espanha e Argentina já cruzaram as fronteiras pantaneiras com suas narrações poéticas do riso”, resume Anderson Lima, da Flor e Espinho Teatro.
O evento cresceu, amadureceu e manteve o propósito: criar laços, fortalecer a arte do palhaço e revelar novas vozes. Para seus idealizadores, a mostra é um espaço de troca e pertencimento, onde o riso é tratado como força vital, linguagem universal e instrumento de transformação. “A Pantalhaç@s tem a missão de buscar o riso em todas as suas vertentes, quebrando estereótipos e mostrando que o palhaço é um ser profundamente humano”, lembra Anderson.
Um pouco de tudo
A organização da Mostra de Palhaço\as do Pantanal, ressalta que ao longo de suas edições, a ação cultural e de lazer, também já impulsionou a formação de artistas e coletivos, revelou novos espetáculos e abriu caminhos para produções que mais tarde circularam por grandes festivais do País. “É um evento que insiste em permanecer, apesar dos desafios de investimento e das distâncias que marcam o Centro-Oeste no mapa cultural brasileiro”, diz Laila Puchero, do Circo do Mato.
Mauro Guimarães, do Circo do Mato, reforça esse papel formativo e de continuidade. “A Pantalhaç@s é, acima de tudo, um lugar de encontro entre gerações, linguagens e corpos diversos que fazem do riso uma forma de resistência”, conclui.
Serviço
O edital de chamada pública com todas as regras está disponível no blog oficial da mostra: pantalhacos.blogspot.com.br. Mais informações pelo Instagram @pantalhacos.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Fundação de Cultura de MS, do Governo do Estado.