A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), se reuniu com grandes empresários do País neste semana em São Paulo e no diálogo chamou atenção a declaração de amor por São Paulo.
Segundo o site Metrópoles, durante o encontro, Simone justificou que tem amor por São Paulo, onde criou as duas filhas, e por ser o Estado onde nasceu o esposo, Eduardo Rocha, natural de Birigui.
Apesar do destaque, a ex-senadora evitou dizer se será candidata no Estado vizinho. Ela é pressionada pelo PT para concorrer ao Senado em São Paulo, mas tem declarado que tem dificuldade de mudar de domicílio eleitoral.
Simone declarou algumas vezes que prefere perder em Mato Grosso do Sul a trocar de domicílio eleitoral. Todavia, deixa claro a fidelidade a Lula, o que pode pesar na decisão.
Resultados diferentes em pesquisas
Pesquisas divulgadas nesta semana, com intenções de voto para o Senado em Mato Grosso do Sul, mostram cenários diferentes para Simone, com sucesso em uma e dificuldade na outra.
Segundo levantamento do Instituto Real Time Big Data, Reinaldo Azambuja lidera a disputa com 34% da preferência, seguido por Simone, com 31%. Considerando a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
No segundo bloco, aparece o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 24%, seguido pelo senador Nelsinho Trad (PSD), com 21%; ex-deputada federal Rose Modesto (União), 19%; vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira (PL), 13%; deputado federal Vander Loubet (PT), 4%; e senadora Soraya Thronicke (Podemos), 2%.
Outros 3% declararam voto nulo ou branco e 2% não sabem ou não responderam. O instituto entrevistou 1.200 eleitores entre a segunda-feira 8 e a terça 9. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Já no levantamento do Instituto Ranking, Simone aparece na penúltima posição em dois cenários. No primeiro, Reinaldo tem 26,3%; Nelsinho Trad, 16,4%; Contar, 13,10%; Simone, 6%; Soraya, 1,2%. Outros 37% não responderam.
No segundo Reinaldo lidera com 26,2%; acompanhado de Nelsinho Trad (PSD), com 16,8%; Gianni Nogueira (PL), 10,4%; Simone Tebet (MDB), 6,3%; e Soraya Thronicke (Podemos), 1,1%. Outros 39,2% não sabem ou não responderam.
O Instituto Ranking Brasil Inteligência ouviu 3 mil eleitores, de 1º a 6 de setembro deste ano, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro de 1,8 ponto.
Pesquisa em São Paulo
Pesquisa divulgada pelo AtlasIntel, também nesta semana, mostrou Simone na liderança em um dos cenários para o Senado no Estado de São Paulo, com 22,1%, seguida pelo também ministro, Fernando Haddad (PT), com 19,7%.
Na terceira posição aparece o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), com 14,8%, seguido por Guilherme Derrite (PP), 14,4%; Ricardo Sales (Novo), 7,5%; Rodrigo Manga (Republicanos), 5,5%; Mara Gabrili (PSD), 5,4%;Robson Tuma, 0,6% e Giordano, 0,1%. Outros 3% declararam voto branco ou nulo, 1,9% respondeu que não sabe, e 3% citou outro candidato.
O instituto ouviu 2.059 eleitores do estado de São Paulo, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
INVESTIGAMS