2º TecLeite-MS leva tecnologia e inovação à produção sustentável do leite no interior do Estado

publicidade

A Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, realiza nesta quinta-feira (30), no município de Glória de Dourados, o 2º TecLeite – Tecnologia para Produção Sustentável do Leite. O evento, veja abaixo programação, contará com palestras, oficinas e visitas técnicas, visando difundir práticas inovadoras e sustentáveis para o fortalecimento da pecuária leiteira no MS.

A Agraer está organizando caravanas, em parceria com prefeituras, para facilitar levando a participação de agricultores familiares das cidades de Maracaju, Itaporã, Dourados, Rio Brilhante, Douradina, Nova Andradina, Ivinhema, Eldorado, Itaquiraí, Amambai, Caarapó, Ponta Porã e Laguna Carapã.

Segundo o coordenador-geral do evento e chefe do ATER da Agraer, José Carlos Gasperoni, a mobilização busca garantir o acesso dos pequenos produtores a tecnologias e práticas que tragam ganhos reais à produção. “Essa é uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiências com instituições de referência”, destaca o coordenador.

O TecLeite-MS chega à sua segunda edição reforçando o compromisso da Agraer e da Embrapa Minas, com o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro. “Todos os anos investimos em temas diferenciados para ajudar os produtores, especialmente o nosso público, que são os pequenos, a melhorar sua produção leiteira. Nenhum TecLeite é igual ao outro”, afirma Gasperoni.

Formação e manejo

O 2º TecLeite-MS representa uma oportunidade singular para agricultores familiares, técnicos e estudantes conhecerem soluções inovadoras desenvolvidas por instituições de referência, fortalecendo a cadeia do leite em MS e promovendo uma pecuária mais sustentável, produtiva e economicamente viável.

Leia Também:  Pollon diz que R$ 1 milhão para série em SP visa combater “hegemonia” da esquerda na cultura

Conforme divulgação do evento, há uma programação diversificada, que dará estações técnicas sobre temas fundamentais, como formação e manejo correto de pastagens com uso de composto orgânico oriundo da indústria de celulose.

E ainda sobre utilização de esterco e fertirrigação no cultivo do BRS Capiaçu; além de técnicas para o plantio, colheita e aproveitamento do Capiaçu, com foco na melhoria da qualidade da silagem e na redução de custos de produção.

Outro destaque será a integração lavoura-pecuária (ILP), que mostra como a lavoura pode auxiliar na formação de pastagens sem custos adicionais, reforçando a sustentabilidade e o aproveitamento eficiente dos recursos.

Visitas

Durante o período da tarde, os participantes poderão visitar estandes de parceiros e a unidade de produção intensiva (Compost Barn), conhecendo de perto estruturas modernas voltadas ao bem-estar animal e à eficiência produtiva.

Haverá ainda uma oficina pocket de queijaria com orientações sobre boas práticas de fabricação, incentivando a diversificação de atividades e novas fontes de renda.

Entre as estações-bônus, uma das mais aguardadas abordará a utilização do DDG na alimentação do gado leiteiro, destacando seu potencial para melhorar a nutrição animal e reduzir custos com alimentação concentrada.

SERVIÇO:

O evento é uma realização do Governo de MS, via  Agraer e Semadesc; Embrapa Gado de Leite (MG); Governo Federal , via Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e,Ministério da Agricultura e Pecuária. Além do apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, Frente Parlamentar do Leite (Alems), Fundapam, Rural Leite, Sanesul, Sebrae e Senar/MS.

Data: 30 de outubro (quinta-feira)

Leia Também:  Nova gestão aponta rombo no caixa e dívidas de R$ 34 milhões em Corumbá

Local: Chácara São José, Glória de Dourados – MS

PROGRAMAÇÃO

07h30 – Café e Credenciamento

08h00 – Abertura

Palestra de Abertura – Apresentação da propriedade sede
Cristian Felippi (Agraer)

Francisco José Rigatto (Produtor Anfitrião)

Estação 1 – Formação e manejo de pastagens: Fazendo certo

Oportunidade: Utilização de composto orgânico produzido a partir de resíduos da indústria de celulose.

Palestrantes: Rodrigo Amorim (Embrapa CNPGC), Alexandre Romeiro (Embrapa CNPGC) e Atílio Eduardo Pioli (Agraer em Dourados).

Estação 2 – Projeto estiqueira: Utilização do esterco/fertirrigação na manutenção e estabelecimento do BRS Capiaçu

Oportunidade: Reaproveitamento de resíduos para diminuição do custo de manutenção de forrageiras.

Palestrantes: Cristian Felippi (Agraer em Glória de Dourados) e Julio de Sales (Senar MS).

Estação 3 – Capiaçu: Do plantio ao cocho

Oportunidade: Utilização do DDGS como aditivo de silagem para correção de teor de matéria seca e/ou nível proteico.
Palestrantes: Paulino Andrade (Embrapa CNPGC) e Marcos Darlan Ulrich (Agraer em Dourados).

Estação 4 – Integração Lavoura-Pecuária (ILP)

Oportunidade: Formação de pastagem a custo zero, de carona na produção da lavoura.

Palestrante: Gessi Cecon (Embrapa CPAO).

12h – Almoço e encerramento

13h15 – Atividades opcionais:

Estação Bônus 1 – Visitas aos estandes parceiros

Estação Bônus 2 – Visita à unidade de produção intensiva (Compost Barn)

Palestrantes: Katia Rivani Martins (pecuarista) e Marcos Darlan Ulrich (Agraer em Dourados).

Estação Bônus 3 – Oficina pocket queijaria + palestra sobre boas práticas de fabricação

Palestrantes: Sebrae MS e Agraer.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide