As eleições de 2026, daqui a um ano, mas já em curso com debates, saída e entrada de filiados em partidos, pré-candidatos tentando se lançar e outros já se consolidando, sendo nomes ‘pesquisados’ para levantar força eleitoral, já mostram alguns caminhos partidários e de seus membros. As pesquisas já mostram ou apontam que o processo eleitoral que alguns líderes políticos desejavam ou avaliavam como positiva para ‘seu lado’, já se transformam.
Nesta quinta-feira (11), levantamento mostra que, o ex-governador Reinaldo Azambuja e o atual Eduardo Riedel, postulantes a vaga no Senado e de reeleição ao governo, não terão eleição fácil ou tão fácil como se vinha avaliando, pois, concorrentes estão alçando voo ou sendo alçado a voos alto ante números do Instituto Real Time Big Data.
Simone Tebet (MDB), Renan Contar (PRTB) e o neo petista Fábio Trad (PT), estão despontando em pesquisa para Senado e ao Governo em MS. As intenções de voto para Senado, mostra uma disputa acirrada em Mato Grosso do Sul, com o ex-governador na liderança, seguido de perto pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Azambuja aparece na preferência de 34% x 31% da emedbista. Considerando a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
No segundo bloco, aparece o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 24%, seguido pelo senador Nelsinho Trad (PSD), com 21%; ex-deputada federal Rose Modesto (União), 19%; vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira (PL), 13%; deputado federal Vander Loubet (PT), 4%; e senadora Soraya Thronicke (Podemos), 2%.
Conclusão ou alerta
A próxima eleição ao Senado Federal tem duas vagas, portanto Reinaldo, até pode ser eleito, mas ante que estava em ‘céu de brigadeiro’, agora aparece ameaçado do primeiro lugar, quiça, de repente ser surpreendido em não ser eleito. Outros demais candidatos estão com bons percentuais ante a pesquisa nos últimos dias.
O mesmo cabe a Riedel, apesar de menor intensidade e ele ainda com maior margem para reeleição. A pesquisa para Governo de MS mostra o atual governador, Eduardo Riedel (PP), como favorito, com possibilidade até de vitória no primeiro turno.
Números ao Governo
Segundo levantamento do Instituto Real Time Big Data, Riedel lidera com 51% da preferência dos entrevistados, pouco acima para ter o primeiro turno garantido. O que lhe beneficia é o provável cenário com poucos candidatos, que podem não somar votos ante seu total.
Mas, possíveis adversários, estão a cada dia aparecendo e crescendo, como em segundo lugar aparece Capitão Contar (PRTB), com 19%, seguido por Fábio Trad (PT), 10%. Outros 7% declararam que votariam nulo e 13% não sabem ou não responderam.
O instituto também avaliou um cenário apenas com Riedel e Fábio Trad. Riedel chegaria a 62%, contra 15% de Fábio Trad. Neste cenário, 9% declararam voto nulo ou branco e 14% não sabem ou não responderam.
O instituto entrevistou 1.200 eleitores entre esta segunda-feira (8) e a terça-feira (9). A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Outros números ao Senado
Segundo levantamento do Instituto Real Time Big Data, completando dados acima, como números e nomes ao Senado, tem ainda que outros 3% declararam voto nulo ou branco e 2% não sabem ou não responderam sobre nenhuma de suas duas escolhas para outubro de 2026.
Cenário sem Simone
O instituto avaliou um cenário sem candidatura de Simone Tebet ao senado por MS. Neste caso, Reinaldo amplia a liderança e Nelsinho assume o segundo lugar, empatado com Contar.
O instituto entrevistou 1.200 eleitores entre esta segunda-feira (8) e a terça-feira (9). A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.