ELEIÇÕES 2026

10 governadores e 10 prefeitos de capitais renunciam para serem candidatos na eleição

publicidade

Dez governadores e dez prefeitos de capitais renunciaram a seus mandatos para disputar outros cargos na eleição deste ano, como exige a lei, segundo levantamento do g1.

O prazo de desincompatibilização terminou na noite de sábado (4), a seis meses do primeiro turno. A regra é válida para quem ocupa cargos no Poder Executivo, com o objetivo de evitar o uso da máquina pública em favor das candidaturas.

Entre os governadores que renunciaram, dois são pré-candidatos à Presidência da República — Romeu Zema e Ronaldo Caiado —, e oito devem disputar o Senado, que neste ano vai renovar 54 das 81 cadeiras. Veja os nomes e clique sobre eles para saber mais:

  • Acre: Gladson Cameli (PP)
  • Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
  • Goiás: Ronaldo Caiado (PSD)
  • Mato Grosso: Mauro Mendes (União)
  • Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
  • Pará: Helder Barbalho (MDB)
  • Paraíba: João Azevêdo (PSB)
  • Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
  • Roraima: Antonio Denarium (PP)

 

Quando o governador deixa o cargo, o vice assume e pode ser candidato a um novo mandato. É o que deve acontecer na maioria dos estados. No Rio de Janeiro, há uma situação diferente: como Cláudio Castro estava sem vice, que foi nomeado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, haverá uma nova eleição para um mandato-tampão até o fim do ano. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se será uma eleição direta, com votos dos eleitores, ou indireta, em que somente os deputados estaduais podem votar.

Leia Também:  Uma semana após HC negado, Claudinho Serra tenta recurso para deixar prisão

A saída do cargo não confirma a candidatura, mas é uma condição exigida. A oficialização só ocorrerá em agosto, após as convenções partidárias e o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Infográfico - Veja quais governadores renunciaram para disputar outro cargo nas eleições de 2026. — Foto: Arte/g1

Governadores que podem tentar a reeleição não precisam deixar o cargo enquanto são candidatos. O mesmo vale para o presidente Lula (PT). São eles:

  • Amapá: Clécio Luís (União)
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT)
  • Ceará: Elmano de Freitas (PT)
  • Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PP)
  • Pernambuco: Raquel Lyra (PSD)
  • Piauí: Rafael Fonteles (PT)
  • Santa Catarina: Jorginho Mello (PL)
  • São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos)
  • Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD)

 

Há também os governadores que vão concluir o mandato e decidiram não disputar a eleição.

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB)
  • Amazonas: Wilson Lima (União)
  • Maranhão: Carlos Brandão (sem partido)
  • Paraná: Ratinho Junior (PSD)
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
  • Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSD)
  • Rondônia: Marcos Rocha (PSD)
  • Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)

 

Eduardo Leite pretendia ser candidato a presidente e perdeu a disputa no PSD para Ronaldo Caiado, governador de Goiás. No caso de Fátima Bezerra, houve uma reviravolta: o plano de tentar o Senado foi frustrado porque o vice, Walter Alves, se negou a assumir o lugar dela. Ele quer ser candidato a deputado estadual.

Leia Também:  PT bate martelo sobre 27 candidaturas ao Senado; veja quais

Quem são os prefeitos com planos eleitorais

 

Os prefeitos de capitais que renunciaram devem disputar os governos de seus estados. A lista inclui Eduardo Paes, do Rio, que tentará pela segunda vez se eleger governador, o prefeito do Recife, João Campos, e João Henrique Caldas, o JHC, que trocou o PL pelo PSDB em Maceió. Clique sobre os nomes para saber mais.

  • Eduardo Paes (PSD), ex-prefeito do Rio de Janeiro
  • Lorenzo Pazzolini (Republicanos), ex-prefeito de Vitória
  • João Campos (PSB), ex-prefeito do Recife
  • Eduardo Braide (PSD), ex-prefeito de São Luís
  • Cícero Lucena (MDB), ex-prefeito de João Pessoa
  • David Almeida (Avante), ex-prefeito de Manaus
  • Dr. Furlan (PSD), ex-prefeito de Macapá
  • Tião Bocalom (PSDB), ex-prefeito de Rio Branco
  • Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista
  • João Henrique Caldas (PSDB), ex-prefeito de Maceió

Infográfico mostra prefeitos de capitais que renunciaram ao mandato para disputar a eleição em 2026 — Foto: Arte g1

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide