Polícia Federal MS

Polícia Federal destaca avanço de MS na recuperação de dinheiro ilícito

publicidade

Mato Grosso do Sul está entre os estados que mais recuperam recursos oriundos do crime para reinvestimento público, segundo o superintendente da Polícia Federal no estado, delegado Carlos Henrique Cotta D’Ângelo. A declaração foi feita nesta terça-feira (5), durante a IV Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos, realizada em Campo Grande.

De acordo com o delegado, os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública e refletem o avanço das estratégias de inteligência financeira no enfrentamento ao crime organizado. “MS se destaca pela sua condição geográfica, o que também revela nossa capacidade de recuperar valores do crime para investimento no próprio estado e em todo o território nacional”, afirmou.

Fronteira e expansão do crime

D’Ângelo destacou que a localização de Mato Grosso do Sul, com fronteiras com dois países, favorece a entrada de drogas como cocaína e maconha, tornando o estado uma rota estratégica para o tráfico internacional.

Além disso, o superintendente alertou para a diversificação das atividades criminosas. “O crime organizado não está só nas ruas. Está nos palácios, em grandes condomínios e também no centro financeiro”, disse, ao mencionar a atuação em diferentes camadas da sociedade.

Leia Também:  Denúncia sobre repasse à Oi coloca Governo de MT sob investigação no TCE

Entre as operações recentes, ele citou a Carbono Oculto, considerada a maior ação do país contra fraudes no setor de combustíveis. A investigação apontou a atuação do Primeiro Comando da Capital em postos de combustíveis no estado, com prejuízos milionários.

O delegado também ressaltou o crescimento de crimes ambientais, tráfico de pessoas e, principalmente, a corrupção envolvendo agentes públicos.

R$ 649 milhões recuperados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Junior, apresentou um balanço dos últimos seis anos: foram R$ 649 milhões recuperados entre valores bloqueados e ressarcidos.

Ele destacou ainda a atuação integrada com os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gecocs) em nível nacional e a importância do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, que reúne diferentes instituições para fortalecer a recuperação de recursos ilícitos.

Plano de ação integrado

A conferência segue até quinta-feira (7) com foco na criação de estratégias conjuntas para intensificar o combate ao crime financeiro. Entre os principais objetivos está o fortalecimento da Rede Recupera Nacional e a elaboração de um plano de ação integrado.

Leia Também:  Agesul desafia MPMS e é multada mais uma vez por obras no Pantanal sem licença ambiental

“Queremos aprimorar o enfrentamento à dimensão econômica do crime, garantindo que os valores obtidos ilegalmente retornem à sociedade por meio de investimentos públicos”, explicou D’Ângelo.

A programação inclui palestras de representantes da Polícia Civil e da Polícia Federal sobre recuperação de ativos e destinação de valores apreendidos, reforçando o papel da inteligência financeira no combate ao crime organizado.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide