O governo do Estado, como um todo, ou via sua assessoria de comunicação, responsável para tal, não tem dado respostas a demandas, denúncias e pedido de informação da sociedade. O fato inclui a imprensa, que se faz elo, com questionamentos sobre a gestão do governador Eduardo Riedel (PP), mas ficam no limbo ou como diz o ditado “acabam no cestão”.
A imprensa procura a Secretaria, principalmente para assuntos mais ‘delicados’ e ou ‘espinhosos’, mas espera por dias e acaba produzindo material sem o ‘lado’ governamental se manifestar. Com isto, a matéria fica incompleta ou parecendo suspeita de tendenciosa por ‘ouvir’ todas as partes.
O Pauta Diária, por exemplo, a quase um mês, em 12 de agosto, enviou e-mail com questões a serem esclarecidas sobre possível conflito de interesses entre o Secretário de Comunicação Rodrigo Perez, que foi ou é sócio ou teve alguma relação societárias com algumas agências de publicidades , que comanda o setor milionário da Publicidade do Governo Riedel.
A única resposta que ainda tivemos, foi ser encaminhado para uma ‘burocracia’ criada para dificultar ainda mais ao acesso às informações, seguindo termos de oficio de correspondência. “Boa tarde, segue novo protocolo de atendimento à imprensa”.
Manual para simples respostas
Conforme o manual, um propenso objetivo, é de ampliar a transparência e agilidade no atendimento à imprensa, mas ao que parece é para complicar uma resposta de simples assuntos.
“A Secom MS (Secretaria Executiva de Comunicação de MS) passará adotar, a partir do mês de julho de 2025, novo método no recebimento de demandas e encaminhamento de respostas/ posicionamentos/ informações e agendamentos aos colegas jornalistas”.
O procedimento é dito que se aplicará a todos os veículos de comunicação, apesar que os maiores e que recebem mais verbas do governo, tem espaço e agilidade.
“Para tanto, solicitamos que os pedidos de resposta, nota retorno e/ou posicionamento do Poder Executivo Estadual, bem como pedidos de entrevistas de porta-vozes, sigam o padrão estabelecido neste protocolo” …
… Em linha com as melhores práticas jornalísticas, pautadas na clareza e relevância, as solicitações devem conter linguagem clara e objetiva, com conteúdo marcado pela impessoalidade e respeito”, descreve o manual na teoria, que não vai ao uso da pratica.