Após praticamente 24 horas de chuva na manhã desta quarta-feira (5), que até não foi longa, mas foi forte em temporal, provocou diversos estragos por toda Campo Grande. Entre os maiores problemas e transtornos, foi a queda de quase 100 árvores, onde quase todas levaram destruição a casas, calçadas, veículos e postes interromper energia e o trânsitos. Veja abaixo, alguns exemplos da realidade que já era vista e principalmente sentida pela população da Capital desde ontem.
Mas, na manhã desta quinta-feira (6), o Corpo de Bombeiros que informou os números, até não totais ainda, com quase 100 ocorrências de quedas de árvores que foram registradas. E Defesa Civil do Município, também informa que segue o plano de contingência de danos após o temporal que causou um rastro de destruição, ontem.
O balanço dos Bombeiros detalha que foram 35 quedas de árvores em ruas e 48 sobre residências. Ainda há 12 casos de risco de queda registrados até o início da noite de quarta-feira. O CBMMS informou que todo o efetivo está empenhado nas ocorrências.
Já município disse que as equipes estão mobilizadas para garantir atendimentos rápidos e assertivos à população, atuando em conjunto com outras secretarias municipais e órgãos parceiros, como o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
Dados incompletos
Até o momento, mais de 80 chamados foram registrados apenas pela Defesa Civil (DC). Os números finais ainda estão sendo consolidados com os dados da Ouvidoria-Geral do Município e do Corpo de Bombeiros, para um levantamento completo das ocorrências.
“Ainda é prematuro divulgar dados conclusivos, pois os atendimentos continuam em andamento, de acordo com as particularidades de cada caso e os danos identificados. A Defesa Civil permanece em monitoramento permanente na sala de situação, acompanhando a evolução climática e os registros em toda a cidade. Assim que os dados forem consolidados, as informações oficiais serão divulgadas à imprensa e aos veículos de comunicação”., menciona nota da DC.
A Prefeitura orienta a população para que, em casos de emergências relacionadas às chuvas, acione os serviços municipais pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal, WhatsApp da Defesa Civil (67) 2020-1389, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Alguns exemplos de danos por toda cidade
Na Vila Marli, região norte, diversas árvores foram ‘arrancadas’ do solo e estão penduradas na fiação elétrica da rua, prejudicando o fornecimento de luz para os moradores da região. Moradores estão desde a manhã de ontem (5), sem energia elétrica devido à queda de árvore que derrubou a fiação na Rua Dona Julia Serra.
Já os motoristas que percorrem a rua do Hipódromo, na Vila Piratininga, região centro-sul, precisam desviar dos galhos de uma árvore que estão no meio da via.
Como também, moradores do bairro São Jorge da Lagoa, região Oeste, enfrentam mais de 18 horas sem energia devido uma árvore de grande porte caída. O tronco e os galhos atravessam a rua e impedem a passagem.
Veja foto abaixo do cenário de destruição que assola uma família que teve a casa atingida por uma árvore gigante no Jardim das Nações, região Sul, após o temporal severo em Campo Grande. Os moradores estão desalojados e encaram o desafio de reconstruir a moradia que está com as telhas, vigas e paredes danificadas.

Grandes avenidas
O forte vento derrubou árvore sobre carro e trailer na Avenida Gunter Hans, região Oeste. Na avenida Cosnul Assaf Trad, ficou em baixo d’água com carros ilhados.























