O Pauta Diária a cerca de um mês denunciou que “Adriane Lopes na prefeitura desde 2017 não ajudou até hoje revisar Plano Diretor de Arborização na Capital vencido a seis anos”. A nossa notícia do final de Agosto, chegou a gestão da Prefeita, que finalmente, ao que parece, irá iniciar uma condução da volta de uma Política Municipal de Arborização Urbana para Campo Grande, paralisada desde 2019.
A ação inicial vem de Edital publicado no Diogrande (Diário Oficial de CG) dessa quarta-feira (24). A Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), informa à população sobre a convocação de uma Reunião Pública, para 08 de outubro, para uma possível apresentação e discutição de texto em PLC (Projeto de Lei Complementar), a instituir a Política Municipal de Arborização Urbana.
A reunião convocada para início do mês que vem, vem após, como noticiamos em 28 de agosto, que o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), anunciou no dia 27 passado, que investigaria a falta de revisão do PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana) da Capital, vencido a seis anos.
Na matéria anterior lembramos, que a prefeita Adriane, está na prefeitura desde 2017, como vice-prefeita, até junho de 2022, e, após como prefeita substituta, de julho 22 a dezembro de 2024. Agora, como titular eleita de 2025 a 2028. Mas, até hoje não havia ajudado e não fez como atual gestora encaminhamentos para revisar o PDAU. As áreas afins da administração, não agiram no trabalho que tem por obrigação diária e por Legislação que determina a revisão.
MPE AGINDO – PREFEITURA AGIU
Veja em nossa matéria o dia 28 de agosto, detalhes sobre o PDAU e atos do MPE-MS, que por meio da 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, abriu inquérito para apurar o descumprimento da Lei Complementar nº 184/2011, que instituiu o PDAU do município..
“O plano, que deveria ter sido revisado até dezembro de 2019, permanece sem atualização e sem efetiva implementação, comprometendo a gestão ambiental urbana e a qualidade de vida da população”, aponta a Promotora de Justiça responsável pelo caso, Andréia Cristina Peres da Silva.
Agora, hoje, saiu o início desta recuperação do Plano Diretor de Arborização Urbana do município, renomeado, como Política Municipal de Arborização Urbana.
Conforme edital, publicado hoje, haverá uma apresentação técnica inicial sobre o tema, seguida de espaço para manifestações orais da comunidade. Os interessados em falar deverão se inscrever no intervalo da reunião. Cada participante terá até 2 minutos para se manifestar.
O tempo total das discussões será de até 30 minutos, podendo ser prorrogado pelo presidente da mesa. Todas as manifestações e documentos apresentados serão registrados em ata. Durante a reunião, será entregue um material explicativo com o objetivo, justificativa e procedimentos do encontro.
Serviço
A participação da comunidade é fundamental para construir, de forma democrática e transparente, a Política Municipal de Arborização Urbana de Campo Grande.
Reunião Pública sobre a Política Municipal de Arborização Urbana
Data: 8 de outubro de 2025
Horário: 18h
Local: Planurb – Avenida Calógeras, 356 – Glória – entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa
Documentos da reunião: www.campogrande.ms.gov.br/planurb
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987