A Cultura e Lazer de Campo Grande também tem um projeto de rua, o “Campão Grafitti – Dia do Graffiti: conhecimento e movimento”, que chega à sua quarta edição a ser realizado em novembro. E para abrilhantar ainda mais a ação em participação e a quem ‘Quer mostrar sua arte em encontro do Hip Hop em Mato Grosso do Sul, foi pensado e se abriu nesta quarta-feira, 1º de outubro, um chamamento público para artistas de MS participarem do evento e receberem um pagamento por seu trabalho.
Veja abaixo sobre objetivos e programação do festival que acontece entre os dias 20 e 22 de novembro de 2025, celebrando o Mês do Hip Hop. No calendário tem como 12 de novembro – o Dia Mundial do Hip Hop, que ocupará a Projeto de Instituiçãona Vila Nhanhá, com muita arte, música e ação comunitária.
Pelo ‘chamamento’, há alguns requisitos e uma inscrição, gratuita, que vai de 1º a 20 de outubro. Ao todo, serão disponibilizadas seis vagas: b-boy, b-girl, rapper, DJ, grafiteiro e grafiteira. Os candidatos devem comprovar no mínimo dois anos de atuação em suas áreas artísticas.
Conforme edital, os selecionados irão receber um cachê de R$ 500,00 e se apresentarão no dia 22 de novembro de 2025 (sábado), durante o encerramento e confraternização do evento, que acontece na Vila Nhanhá, em Campo Grande, em parceria com a Ong Núcleo Humanitário da Nhanhá que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.
Evento : Objetivos – Programação
O Campão Grafitti propõe um mergulho na cultura Hip Hop, conectando artistas e comunidade em um espaço de troca e resistência. Para o proponente do projeto, San Martinez, a iniciativa é também um chamado para valorizar a cena local e fortalecer a periferia.
“A ideia é mostrar que o Hip Hop é muito mais do que música ou pintura em muro, é vivência, é resistência e é potência da quebrada. “A gente quer conectar a sociedade com arte e instigar a criatividade, valorizar a cena da Capital e, ao mesmo tempo, abrir espaço pros manos e minas [artistas] da periferia trocarem com os talentos nacionais. O Campão Grafitti não é só festa, é ação social, é formação e é a prova de que o Hip Hop transforma realidades”, afirma San Martinez.
A abertura será no dia 20, com uma roda de conversa e apresentações, com artistas convidados do Amazonas, Pará e Bahia.
No dia 21, será a vez das oficinas de graffiti e tipografia, criadas para promover trocas de técnicas e experiências entre artistas locais e nacionais.
O encerramento, no dia 22, contará com confraternização, exposição das artes produzidas nas oficinas, feira de economia criativa e a apresentação dos artistas selecionados no chamamento público.
Serviço:
O projeto conta com financiamento do Projeto Nacional Aldir Blanc (PNAB), MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, FCMS – Fundação de Cultura de MS, Setesc e Governo do Estado. Além do apoio da Ong Núcleo Humanitário da Nhanhá, ColorGin, Sherwin Williams, Vitória Tintas, Águas Guariroba, Montana Colors, Beto Sucos e TransCine.
Campão Grafitti – inscrição do chamamento público
Data: 1º a 20 de outubro – Gratuito
Local: Google Forms (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVlVP7eLvD11ywpL5kDb-nXcwqpSKoh5YKVpCEgXyxAn7JBA/viewform?usp=header)






















